Lula é cobrado a focar agenda de viagens no Brasil

O petista, que fez périplo recente pela Europa, programa viagem ao México no início do ano que vem

Ex-presidente Lula participa de evento na cede da Central Sindical, no centro da cidade de São Paulo
Ex-presidente Lula participa de evento na cede da Central Sindical, no centro da cidade de São Paulo Renato S. Cerqueira/Futura Press/Estadão Conteúdo (9.dez.2021)

Gustavo Uribeda CNN

em Brasília

Ouvir notícia

Com novos planos de incursões no exterior, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem sido cobrado por militantes partidários e lideranças regionais a dar mais espaço a viagens nacionais em sua pré-campanha ao Palácio do Planalto.

Nas últimas semanas, parlamentares petistas e lideranças de movimentos sociais fizeram chegar à direção nacional do partido queixa para que o ex-presidente cumpra mais compromissos no país, sobretudo na tentativa de fortalecer palanques regionais.

Segundo relatos feitos à CNN Brasil, Lula tem respondido que fará mais agendas internas, mas salienta que quer aproveitar este momento para fazer viagens ao exterior, já que, durante a campanha eleitoral, terá tempo para fazer um périplo pelo país.

A ideia é que o próximo compromisso externo do petista seja uma viagem ao México, na qual pretende se reunir com o presidente Manuel López Obrador. No ano passado, o mexicano convidou Lula a visitar o país.

Com a viabilização do Auxílio Brasil, que começou a ser pago neste mês, deputados petistas têm defendido que Lula faça viagens sobretudo ao Norte e Nordeste para criticar o fim do Bolsa Família, um esforço para neutralizar os efeitos do novo benefício social sobre a popularidade do presidente Jair Bolsonaro.

A última pesquisa Quaest/Genial, realizada no início de dezembro, mostrou que o atual presidente conseguiu frear aumento da rejeição sobre o eleitorado mais carente, o que, na avaliação de integrantes do governo, é reflexo da discussão do novo benefício social de R$ 400.

Veja os possíveis candidatos à Presidência da República em 2022

Mais Recentes da CNN