Pesquisa Ipec sobre eleições 2022, Anastasia no TCU e mais de 15 de dezembro

Confira o '5 Fatos Manhã', com as principais notícias do dia

Fabrizio Neitzkeda CNN

Em São Paulo

Ouvir notícia

A vantagem de Lula (PT) sobre Jair Bolsonaro (PL) nas pesquisas de intenção de voto para 2022 e a escolha do Senado por Antônio Anastasia (PSD-MG) para assumir vaga no Tribunal de Contas da União estão entre os destaques do 5 Fatos da manhã desta quarta-feira (15).

PEC dos Precatórios

O texto-base da PEC dos Precatórios foi aprovado ontem à noite, em primeiro turno, pela Câmara dos Deputados. A proposta tinha como novidade as intervenções feitas pelo Senado na última semana. Cinco destaques devem ser analisados ainda hoje pela Câmara para que haja votação em segundo turno no plenário.

Pesquisa eleitoral

Segundo a pesquisa do instituto Ipec, divulgada na terça-feira, o ex-presidente Lula (PT) lidera as intenções de voto para a presidência com 48%. Ele é seguido por Jair Bolsonaro (PL), com 21%. Em sequência, estão Sergio Moro (Podemos), com 6%; Ciro Gomes (PDT), com 5%; André Janones (Avante) e João Doria (PSDB) estão em empate técnico, com 2% cada. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança em 95%.

Vaga no TCU

O Senado Federal escolheu Antonio Anatasia (PSD-MG) para ocupar a vaga no Tribunal de Contas da União (TCU). O mineiro recebeu 52 votos contra 19 de Kátia Abreu (PP-TO) e 7 de Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), líder do governo na casa. A indicação depende de aprovação da Câmara. Anastasia substituirá Raimundo Carreiro, que será embaixador em Lisboa, e deve dar lugar ao primeiro suplente Alexandre Silveira.

Encontro internacional

Representantes de duas das maiores potências do mundo, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o presidente da China, Xi Jinping, realizam um encontro por videoconferência nesta quarta. A conversa deve abordar as tensões na Europa – como a questão da fronteira com a Ucrânia – e a postura dos Estados Unidos, considerada agressiva por russos e chineses.

Open banking

O Banco Central (BC) inicia hoje a última etapa do open banking no Brasil. Nesta quarta e derradeira fase, empresas de operação de câmbio, investimentos, seguros e previdência privada serão incluídas no compartilhamento de dados. A expectativa do BC é de que o sistema esteja completamente implementado até março de 2022.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br

Mais Recentes da CNN