Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Órgão nuclear da Ucrânia diz que Chernobyl ainda está sem energia elétrica

    Regulador alertou para um risco crescente de vazamento de radiação se a linha de alta tensão, danificada em combates, não for reparada

    Vista da extinta usina nuclear de Chernobyl, na Ucrânia
    Vista da extinta usina nuclear de Chernobyl, na Ucrânia Reuters/Gleb Garanich (03/04/2021)

    Natalia Zinetsda Reuters

    em Lviv

    Ouvir notícia

    O regulador estatal de energia nuclear da Ucrânia disse nesta sexta-feira (11) que o fornecimento de eletricidade para a usina nuclear de Chernobyl ainda não foi restaurado, apesar de o Ministério da Energia da Rússia dizer que foi restaurado por especialistas belarussos na quinta-feira (10).

    A Ucrânia alertou para um risco aumentado de vazamento de radiação se a linha de alta tensão, danificada em combates, não for reparada na usina, que está ocupada pelas forças russas.

    “Tentativas de restaurar o fornecimento de energia externo para o local estão em andamento”, disse a Inspetoria Reguladora Nuclear Estatal da Ucrânia em um comunicado. Quando o fornecimento externo de eletricidade é cortado, um gerador a diesel de emergência entra em ação, informa a nota.

    A usina nuclear desativada de Chernobylocupada por forças russas, está desconectada da rede de energia da Ucrânia pelo terceiro dia nessa sexta. A usina de Chernobyl foi tomada por forças russas no dia 24 de fevereiro, um dos primeiros da guerra na Ucrânia, e esta é a segunda semana em que a planta é ocupada pelos invasores.

     

    Mais Recentes da CNN