Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Churrascaria em Nova York monta estrutura externa para Bolsonaro

    Medida foi tomada para receber o presidente brasileiro, que ainda não se vacinou contra a Covid-19

    Heloisa Villelada CNN*

    Em Nova York

    Ouvir notícia

    Uma unidade da churrascaria brasileira Fogo de Chão em Nova York montou uma estrutura externa para receber o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (sem partido).

    A medida do estabelecimento foi tomada porque a cidade americana exige que seja apresentado um comprovante de vacinação contra a Covid-19 para que as pessoas possam frequentar lugares fechados, e o chefe do Executivo brasileiro ainda não foi imunizado contra a doença.

    Os donos do restaurante colocaram um pano preto para dar privacidade a Bolsonaro. Depois que ele saiu do local com a sua equipe, o pano foi retirado e o funcionamento com as mesas na calçada voltou a acontecer.

    O presidente do Brasil está nos Estados Unidos para a 76ª Assembleia-Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), na qual será o primeiro chefe de Estado a discursar.

    O fato de o presidente brasileiro ter viajado à cidade americana sem ter se imunizado gerou reação do prefeito de Nova York, Bill de Blasio. Nesta segunda-feira (20), Blasio disse que Bolsonaro não deveria incomodar indo à cidade se não quer ser vacinado contra a Covid-19.

    “Se não quiser ser vacinado, não incomode vindo, porque todo mundo deveria estar vacinado”, disse Blasio, em uma transmissão de vídeo, referindo-se ao presidente brasileiro.

    Pizza na calçada

    Sem poder entrar em restaurantes de Nova York que exigem comprovante de vacinação por determinação da prefeitura, Bolsonaro comeu pizza numa calçada no domingo (19) à noite ao lado de ministros.

    Nesta segunda-feira (20), em encontro bilateral com o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, Bolsonaro ouviu do premiê uma recomendação para que todos tomassem a vacina contra Covid-19 da AstraZeneca, desenvolvida em seu país e envasada no Brasil pela Fiocruz, mas respondeu que ainda não se vacinou.

    Conforme informou o analista de política da CNN Caio Junqueira, a visita de Bolsonaro criou mal-estar também na ONU pelo fato de o presidente não ter se vacinado.

    O órgão exige que quem participa da assembleia esteja vacinado, mas isso não vale para chefes de estado, como Bolsonaro.

    Em nota, a Fogo de Chão afirmou que para adentrar o salão interno é necessário o comprovante de vacinação, por isso Bolsonaro foi recebido no ambiente externo da churrascaria.

    Estrutura montada por churrascaria em Nova York para receber o presidente Jair Bolsonaro
    Estrutura montada por churrascaria em Nova York para receber o presidente Jair Bolsonaro (20.set.2021) / Reprodução / CNN

    Veja o comunicado na íntegra:

    Com as restrições impostas pela pandemia do Covid-19, as unidades Fogo de Chão localizadas nos Estados Unidos que possuíam pátio externo inauguraram tendas customizadas para atender os clientes com todo conforto, segurança e excelência, características marcantes da rede. Estes locais seguem em funcionamento, mesmo após a abertura dos salões internos, para receber aqueles que não apresentam o cartão de vacina atualizado ao chegar nos restaurantes conforme exige a lei do país. Foi neste espaço da unidade Nova York que, na tarde de hoje, o Presidente Jair Bolsonaro foi recebido.

    (*Com informações da Reuters)

    Mais Recentes da CNN