Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ataque a usina nuclear é crime de guerra, diz Embaixada dos EUA na Ucrânia

    Usina nuclear de Zaporizhzhia, na Ucrânia, é a maior desse tipo na Europa
    Usina nuclear de Zaporizhzhia, na Ucrânia, é a maior desse tipo na Europa Dmytro Smolyenko/Future Publishing via Getty Images

    Da CNN

    Atlanta

    Ouvir notícia

    A Embaixada dos Estados Unidos na Ucrânia disse que atacar uma usina nuclear constitui um crime de guerra. A declaração foi feita por meio de um perfil do órgão no Twitter.

    Enquanto as forças russas continuam seu ataque às principais cidades ucranianas, a maior usina nuclear do país, Zaporizhzhia, foi atacada nesta sexta-feira (4). Um incêndio inicialmente provocou temores de um possível acidente, mas o fogo foi contido. A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) também disse que os reatores da usina são seguros e nenhum material radioativo foi liberado.

    Tropas da Rússia estão próximas da capital, Kiev.tomada do controle da usina, a maior de energia nuclear da Europaaconteceu após um incêndio que durou quatro horas num prédio de treinamento do lado de fora do complexo do reator principal. O Serviço de Emergência da Ucrânia conseguiu controlar o fogo às 6h20 no horário local (1h20 no horário de Brasília). Os níveis de radioatividade não foram alterados, segundo informação do órgão regulador ucraniano repassada à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA)

    O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyacusou as forças russas de atacarem intencionalmente a usina nuclear e pediu aos líderes mundiais que detenham as forças russas “antes que isso se torne um desastre nuclear”.

    Em 1986, a Ucrânia viveu o catastrófico acidente nuclear ocorrido na usina de Chernobyl.

     

    Mais Recentes da CNN