Waack: por falta de articulação política, Brasil continuará no manicômio tributário

Proposta de reforma tributária deve continuar parada no Congresso até o fim do ano, avalia Waack

Da CNN

em São Paulo

Ouvir notícia

No quadro CNN Poder desta sexta-feira (15), na CNN Rádio, William Waack fala sobre a reforma tributária parada no Congresso.

Com o tema parado, o governo federal decidiu focar em aprovar parte da reforma do Imposto de Renda (IR) para conseguir recursos que abasteçam programas sociais.

Para Waack, o atual sistema tributário brasileiro necessidade de uma reforma que tenha articulação política consistente para avançar.

“Não dá pra chamar este sistema de manicômio porque do manicômio ainda dá pra fugir. Já do sistema tributário brasileiro, e este é o problema, a gente não consegue nem reformar.”

Parlamentares que acompanham a tramitação da reforma tributária já não acreditam que o tema caminhe ainda neste ano no Congresso, segundo Waack.

“Todas as tentativas de reforma tributária das quais a gente vem falando desde o primeiro do governo de Jair Bolsonaro não vão dar em nada até o final do ano. E quem está dizendo isso são os parlamentares responsáveis pela tramitação dessa matéria nas casas do Congresso.”

Segundo Waack, “são muitos interesses afetados em qualquer reforma”, mas faltou articulação política do governo federal “para saber como conciliar estes interesses e chegar a alguma acomodação”.  “Sem acomodar e sem conduzir esse processo vamos ficar onde estávamos – dentro do manicômio tributário”.

Mais Recentes da CNN