Branded Content

Rio de Mãos Dadas, o movimento para a retomada do Rio de Janeiro

Rio de Mãos Dadas é o movimento idealizado pelo SESC, SENAC, braços operacionais da Fecomércio do Rio de Janeiro, para inspirar e renovar a esperança por dias melhores. Junto com a exposição, diversas iniciativas estão sendo realizados em parceria com as prefeituras e o Governo do Estado, nas áreas de educação, cultura, esporte, turismo, capacitação e ações sociais.

Aerial panorama of Botafogo Bay and Sugar Loaf Mountain, Rio De Janeiro, Brazil.
Aerial panorama of Botafogo Bay and Sugar Loaf Mountain, Rio De Janeiro, Brazil. SESC / SENAC

Ouvir notícia

Esculturas de mãos gigantes, com mais de dois metros de altura, fazem parte desta exposição a céu aberto, que pode ser encontrada em pontos estratégicos na capital e em algumas cidades do interior do estado.

Artistas de diversos estilos deram vida às obras de arte, trazendo diversidade, cultura e alegria para os espaços públicos.

Inicialmente, as mãos foram posicionadas a uma certa distância entre uma outra e, depois, foram aproximadas, simbolizando a esperança de dias melhores, de quando todos puderem dar as mãos novamente, sem medo.

O ato de dar as mãos também representa contribuição, incentivo, união e a soma de forças na busca por melhores caminhos.

Além de todo o simbolismo da exposição coletiva, a iniciativa se desdobrou em uma série de ações que deram caráter prático ao movimento.

Uma das iniciativas foi a arrecadação e doação de alimentos feitas pelo programa Mesa Brasil SESC RJ.Desde o início da pandemia, o programa distribui mais de 3,2 mil toneladas, beneficiando mais de 43 mil pessoas que foram impactadas pela crise.

Na área cultural, uma das mais afetadas pela crise, o Sesc RJ abriu o Edital de Cultura 2021 – Sesc RJ Pulsar que selecionará propostas artísticas que integrarão parte da sua programação a partir de março de 2022. As produções artísticas contempladas receberão, no total, R$ 10 milhões.

Através do Rio de Mãos Dadas pelo Interior, o Senac RJ proporcionou para empresários de diversas regiões do estado, palestras e mentorias com especialistas que ajudaram a identificar oportunidades e alavancar seus negócios nos setores do varejo, gastronomia, turismo, entre outros.

E para estimular e reconhecer as inovações e ações socialmente responsáveis das empresas, a Fecomércio RJ divulgou a abertura das inscrições para a segunda edição do Prêmio Visão Consciente, que reconhece aqueles que fizeram a diferença em um momento tão adverso para os negócios e a economia. São duas categorias: Capacidade de Adaptação e Transformação Social. As três empresas premiadas em cada divisão poderão enviar representantes à maior feira de varejo do mundo, a National Retail Federation (NRF 2022), que acontecerá em janeiro, em Nova York. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site: https://premiovisaoconsciente.com.br

A retomada do turismo conta com dois projetos: “O Rio é lindo. E perto!” Iniciativa em parceria com todo o trade de turismo, que tem como objetivo promover o Rio em outros estados do país. E o “Sesc RJ na Estrada”, que revela as joias arquitetônicas e da natureza do Rio de Janeiro pouco conhecidas, dando visibilidade àqueles passeios que não fazem parte do roteiro turístico tradicional, mas que são imperdíveis.

A revitalização do Centro do Rio de Janeiro também faz parte das iniciativas do Movimento Rio de Mãos Dadas. O Teatro Sesc Ginástico será um centro de referência em serviços nas áreas de cultura, educação, saúde, lazer e assistência na região. A Casa Villarino, tradicional ponto de encontro da boemia e considerado por muitos, o berço da Bossa Nova, foi reaberta pelo Senac RJ. Batizada como Casa Villarino Bar | Senac Restaurante Escola, receberá alunos dos cursos regulares para vivenciar a prática profissional. E o programa CRio – Distrito Carioca de Inovação e Tecnologia será um living lab (laboratório vivo), ou seja, um ecossistema colaborativo voltado para a inovação, que integra pessoas, empresas e ideias. Todas essas iniciativas estão em linha com o projeto Reviver Centro, da Prefeitura do Rio de Janeiro, para revitalizar a área central e atrair mais moradores.

Através de todas essas iniciativas, o SESC – maior programa de bem-estar social do país, e o SENAC – referência de qualidade de ensino profissional, querem dar as mãos para a populaçao do Rio de Janeiro, para juntos contruirem a retomada econômica, social e de um futuro cada vez melhor.

SESC / SENAC

Mais Recentes da CNN